bannersweb

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Socialização Adolescente

Adolescência:
Não é um período de rápida alteração física, mas também de transição social psicológica da infância a idade adulta. É de fato a preparação para a vida adulta, e é nela que o indivíduo vai encontrar seu lugar na sociedade.

Socialização:
Envolve as modificações do comportamento do indivíduo para satisfazer as expectativas de um grupo (aprendem habilidades, atitudes, valores e comportamentos que os permitem participar ativamente deste). É um processo permanente onde um bebê torna-se adulto.
A estrutura da socialização depende de três fatores:

Status Social: posição do individuo na sociedade, é variável dependendo do papel que ele assume, filho, aluno, atleta...

Papéis Sociais: como a pessoa age de diferentes formas em diferentes grupos, assumindo em cada um deles um status (papel) diferente, esta ligado a forma de agir e se comportar dependendo do ambientes social em que esta inserido.

Normas Sociais: são padrões, regras de comportamento esperado de todos os membros de determinada sociedade, se da através da transmissão cultural.
A socialização cultural depende da interação desses conceitos.

Fatores de Influência

Pessoas: Família, colegas e adultos significativos desempenham acentuada importância no processo de desenvolvimento social adolescente. A família ainda é agente dominante, pois é ela que propicia o sentido de autonomia, o amor e a confiança, também é através dela que crianças e adolescentes são motivadas ou não a participar de atividades esportivas. A medida que a infância termina surgem os primeiros sinais de adolescência, o predomínio da família, em geral vai diminuindo pela influencia de grupos de colegas, treinadores, ou ainda amigos que servem de espelho...

Instituições: os adolescentes entram em contato em sua vida com muitas instituições, mas a escola continua sendo a principal instituição formal socializadora, pois é nela que o adolescente passa boa parte de seus dias. O programa de Ed. Física da escola é responsável pelo desenvolvimento de movimentos fundamentais de habilidades esportivas. que quando agradáveis geram sentimentos de confiança e superação das dificuldades, a Ed. Física tem um relevante papel na inserção desse adolescente no esporte e na atividade física por toda a sua vida propiciando assim hábitos mais saldáveis por toda a vida.

Atividades: As atividades nas quais os crianças e adolescentes participam são importantes na socialização cultural. As brincadeiras os jogos desportivos das crianças, entre outros, são elementos chave no processo de socialização.

Atividade Física e Socialização

O desenvolvimento motor não ocorre no vácuo, mas em ambiente social que inclui a atividade física. A necessidade de afiliação a um grupo é uma razão frequentemente citada para a participação em brincadeiras e em esportes. Outra razão é o aumento não só da auto-estima, também da competência motora e da confiança (Weiss, 1987). A atividade física, como agente socializador, é prazerosa influência na formação de atitudes e no desenvolvimento moral (Shields e Bredemeir, 1995).

Afiliação: necessidade de pertencer a um grupo, time ou clube, o que desperta o interesse pela atividade física, esses grupos sociais reforçam amizades e criam ambientes prazerosos onde a diversão e a competição são ingredientes que reforçam identificação.

Auto-estima: a auto-estima e a realização estão vinculadas.

Formação de Valores: uma função importante da socialização é a transmissão de crenças, atitudes e valores de uma cultura aos seus cidadãos, essas são adquiridas em um contexto social e, assim podem ser ensinadas, modificadas e moldadas.

Crescimento Moral: acredita-se que a participação no esporte desenvolve o caráter e instiga os ideais morais da cultura nos jovens, valores de honestidade, lealdade, autocontrole e justiça.


Maria Soares Silva
Psicóloga

Para falar conosco:

Para falar conosco:
Rua Francisco Guilherme Braun, nº 30 - Canguçu - RS - Brasil

Fone:

Fone:
Tel: (53) 3252-7277 - Email: firmininha08@gmail.com

  © Blogger template Fishing by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP