bannersweb

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

educação

SME irá apresentar Novo Regimento Escolar ao Conselho Municipal de Educação

Na Foto, Andrio esclarece alguns pontos do novo "Regime Escolar" para o site.
Foto: Augusto Pinz

Na última segunda-feira (31) publicamos no site (CANGUÇU EM FOCO) a informação de que o Regime Escolar poderia sofrer mudanças no próximo ano letivo. A noticia era extra-oficial e por isso entramos em contato com o secretário de educação, Andrio Aguiar, que nos recebeu em seu gabinete no início da tarde desta quarta-feira (02). Em um bate-papo informal, (com Augusto Pins) Andrio informou os principais detalhes do que poderá mudar no ensino municipal. Ele lembrou que para que as mudanças sejam efetivas é necessária à aprovação do Conselho Municipal de Educação.
A cada três anos a Prefeitura Municipal de Canguçu, através da Secretaria de Educação e Esportes, realiza um debate e uma avaliação do Regime Escolar vigente no município. O último regime datava de 2006, portanto, neste ano de 2009 um novo debate deveria ser feito.
Em 2008 a então secretária de Educação, Janete Vargas, começou algumas conversas com coordenadores pedagógicos e comunidade escolar sobre o sistema desenvolvido no ensino fundamental local, o regime dos ciclos. Na oportunidade as escolas foram divididas em 4 grupos que elegeram seus representantes para expressar seus pareceres. Ao assumir a secretaria o atual secretário, Andrio, retomou os estudos em Março de 2009. Na última segunda-feira (31) durante reunião do Executivo com professores para tratar da volta as aulas o plano foi apresentado, com todas as discussões e possíveis mudanças propostas. E para surpresa do Prefeito, presente no encontro, a aceitação foi massiva por parte dos educadores.
A Proposta atual prevê uma reestruturação no atual sistema de ciclos, acabando com a aprovação automática e com fim da turma de transição, fim do laboratório de aprendizagem (LA), passando para uma avaliação anual dos alunos com médias trimestrais em 20, 30 e 50, devendo o aluno somar 60 pontos no final do ano letivo para aprovação. Os professores deverão apresentar os planos para cada trimestre ao coordenador da escola para avaliação.
Andrio adianta que as escolas irão receber cópias do novo regimento, que ainda está sendo finalizado, e após a aprovação dos professores ele será enviado ao conselho de educação.
“Nós queremos fazer tudo isso o mais rápido possível, para começarmos já em 2010 o Sistema de Progressão Anual. No primeiro contato com os professores na segunda (31) a receptividade foi muito boa. A vice-prefeita Mariza mostrou o plano e perguntou aos presentes: Se concordam fiquem como estão e todos ficaram parados e aplaudiram. No dia trocamos muitas idéias para compor este plano, o Prefeito Cássio ouviu os professores e discutimos com eles as novas medidas” revela Aguiar.

Algumas das principais mudanças no Regime Escolar:
Avaliação Trimestral (20, 30 e 50). O aluno que não somar 60% irá para uma “recuperação” de 10% da carga horária total da matéria;
O Professor apresentará um projeto de avaliação do trimestre ao coordenador da escola e se notar que devem ser necessárias novas mudanças, deverá conversar com a coordenação;
As avaliações devem ser, no mínimo, em 3 instrumentos: Seminários, provas, trabalhos, etc.
Prova trimestral com possibilidade de aumentar a nota, ficando o aluno com a nota maior;
Recuperação terapêutica no final do ano letivo; se o aluno não obtiver a média será reprovado;
A Base curricular será:
1° ao 3° - Globalizado com conceito e parecer para avaliação;
4° ao 5° - Eixos temáticos com avaliação por nota, conceito e parecer descritivo (único)
6° ao 9° - Componentes normais curriculares (notas e conceito).

As notas serão para fins estatísticos da seguinte forma:
85 a 100 (%) – Muito Bom (MB)
70 a 84 (%) – Bom (B)
60 a 69 (%) – Suficiente (S)
0 a 59 (%) – Insuficiente (I).

Lembrando que estes pontos ainda precisam ser aprovados nas escolas e posteriormente no conselho municipal de educação. Portanto, é importante que os professores conversem com seus coordenadores e com a própria Secretaria de Educação sobre o tema, expondo sua aprovação ou não as possíveis mudanças.

fonte: Canguçu em foco

Para falar conosco:

Para falar conosco:
Rua Francisco Guilherme Braun, nº 30 - Canguçu - RS - Brasil

Fone:

Fone:
Tel: (53) 3252-7277 - Email: firmininha08@gmail.com

  © Blogger template Fishing by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP