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sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Nossa Escola está também na feira de ciências.
Nossos alunos estão brilhantes!!!!!
O professor Cledemir e a professora Verléia e a professora Patrícia
acompanham os alunos Cristiam, Maicon, Paula e Guilherme.
Água: Consumo consciente e A pequena propriedade rural são os temas dos trabalhos

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quarta-feira, 23 de setembro de 2009

atividades

No sábado, dia 19 de setembro, os professores Cledemir oliveira e a Professora Patrícia zaneti juntamente com o coordenador José Luiz Cunha, participaram do "workshop", evento promovido pela "ecoviver" em convênio com a Prefeitura de Canguçu, que ocorreu no Colégio Municipal Pelotense. As oficinas de música,teatro e cartum foram ótimas.

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domingo, 20 de setembro de 2009

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segunda-feira, 14 de setembro de 2009

educação

Ilustrações: Mariana Coan/Fotos: Paulo Vitale

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Princípios da Educação para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global

1. A educação é um direito de todos, somos todos aprendizes e educadores.

2. A educação ambiental deve ter como base o pensamento crítico e inovador, em qualquer tempo ou lugar, em seus modos formal, não formal e informal, promovendo a transformação e a construção da sociedade.

3. A educação ambiental é individual e coletiva. Tem o propósito de formar cidadãos com consciência local e planetária, que respeitem a autodeterminação dos povos e soberania das nações.

4. A educação ambiental não é neutra, mas ideológica. É um ato político, baseado em valores para a transformação social.

5. A educação ambiental deve envolver uma perspectiva holística, enfocando a relação entre o ser humano, a natureza e o universo de forma interdisciplinar.

6. A educação ambiental deve estimular a solidariedade, a igualdade e o respeito aos direitos humanos, valendo-se de estratégias democráticas e interação entre as culturas.

7. A educação ambiental deve tratar as questões globais críticas, suas causas e inter-relações em uma perspectiva sistêmica, em seus contextos social e histórico. Aspectos primordiais relacionados ao meio ambiente e ao desenvolvimento tais como população, saúde, democracia, fome, degradação da flora e fauna devem ser abordados dessa maneira.

8. A educação ambiental deve facilitar a cooperação mútua e eqüitativa nos processos de decisão, em todos os níveis e etapas.

9. A educação ambiental deve recuperar, reconhecer, respeitar, refletir e utilizar a história indígena e culturas locais, assim como promover a diversidade cultural, lingüística e ecológica. Isso implica uma revisão da história dos povos nativos para modificar os enfoques etnocêntricos, além de estimular a educação bilingüe.

10. A educação ambiental deve estimular e potencializar o poder das diversas populações, promover oportunidades para as mudanças democráticas de base que estimulem os setores populares da sociedade. Isto implica que as comunidades devem retomar a condução de seus próprios destinos.

11. A educação ambiental valoriza as diferentes formas de conhecimento. Este é diversificado, acumulado e produzido socialmente, não devendo ser patenteado ou monopolizado.

12. A educação ambiental deve ser planejada para capacitar as pessoas a trabalharem conflitos de maneira justa e humana.

13. A educação ambiental deve promover a cooperação e o diálogo entre indivíduos e instituições, com a finalidade de criar novos modos de vida, baseados em atender às necessidades básicas de todos, sem distinções étnicas, físicas, de gênero, idade, religião, classe ou mentais.

14. A educação ambiental requer a democratização dos meios de comunicação de massa e seu comprometimento com os interesses de todos os setores da sociedade. A comunicação é um direito inalienável e os meios de comunicação de massa devem ser transformados em um canal privilegiados de educação, não somente disseminando informações em bases igualitárias, mas também promovendo intercâmbio de experiências, métodos e valores.

15. A educação ambiental deve integrar conhecimentos, aptidões, valores, atitudes e ações. Deve converter cada oportunidade em experiências educativas de sociedades sustentáveis.

16. A educação ambiental deve ajudar a desenvolver uma consciência ética sobre todas as formas de vida com as quais compartilhamos este planeta, respeitar seus ciclos vitais e impor limites à exploração dessas formas de vida pelos seres humanos.



fonte: Revista REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO DA FURG


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terça-feira, 8 de setembro de 2009

notícias

Algumas discussões sobre política educacional

Item 002: Projeto de Lei do Senado nº 492, de 2008, de caráter não terminativo, de autoria do Senador João Tenório, que “Cria programa de Crédito Educativo para estudantes de Pós-graduação”. A relatora designada é a Senadora Rosalba Ciarlini e o parecer é favorável. É concedida vista ao Senador Augusto Botelho, pelo prazo regimental de 05 (cinco) dias. Item 003: Projeto de Lei do Senado nº 054, de 2007, de caráter terminativo, de autoria do Senador Cristovam Buarque, que “Altera a redação dos arts. 4º, 29, 30 e 87 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para garantir o recenseamento escolar de crianças até cinco anos de idade para atendimento em educação infantil”. A relatora designada é a Senadora Rosalba Ciarlini e o parecer é favorável, com a emenda oferecida e pela rejeição das duas emendas de autoria do Senador Flávio Arns. O projeto é retirado de pauta, atendendo à solicitação da relatora. Item 004: Substitutivo (Turno Suplementar), de autoria do Senador Marco Maciel ao Projeto de Lei do Senado nº 118, de 2004, de caráter terminativo, de autoria do Senador Hélio Costa, que “Acrescenta o inciso IV ao § 4º, do art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para assegurar aulas presenciais e periódicas nos cursos de educação à distância”. O Substitutivo, submetido a turno suplementar, é dado como definitivamente adotado pela Comissão, segundo o que preceitua o caput do art. 284 do Regimento Interno do Senado Federal. Prosseguindo, o Senador Heráclito Fortes requer, oralmente, pela ordem, a inversão de pauta para a deliberação do item 019, o que é aprovado. Item 019: Substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei do Senado nº 520, de 2003, de caráter não terminativo, de autoria da Senadora Serys Slhessarenko, que “Institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra e altera o art. 1º da Lei nº 662, de 6 de abril de 1949, com redação dada pela Lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002, para declarar feriado nacional o dia 20 de novembro”. O relator designado é o Senador Heráclito Fortes e o parecer favorável ao art. 1º e pela rejeição dos arts. 2º e 3º do substitutivo oferecido, é aprovado. Prosseguindo, a Senadora Rosalba Ciarlini requer, oralmente, pela ordem, a inversão de pauta para a deliberação do item 021, o que é aprovado. Item 021: Requerimento nº 31/09–CE, de caráter não terminativo, de autoria da Senadora Rosalba Ciarlini, que requer “...nos termos do art. 58, § 2º, II e V, da Constituição Federal, e do art. 90, II e V, do Regimento Interno do Senado Federal, a realização de Audiência Pública para instrução do Projeto de Lei do Senado nº 698, de 2007, que “Cria o Programa Nacional de Educação Infantil para a Expansão da Rede Física (PRONEI), dispõe sobre financiamento para construir e equipar unidades de ensino infantil, altera a lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990, e dá outras providências.”, com a presença dos seguintes convidados: Leopoldo Jorge Alves Júnior - Diretor de Programas e Projetos Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE/MEC; Representante do Ministério das Cidades; Carlos Eduardo Sanches - Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime; Maria de Fátima Guerra de Souza – Professora especialista em educação infantil; Paulo Eduardo Cabral Furtado - Secretário-Executivo do Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS/TEM”. O Requerimento é aprovado. Item 005: Projeto de Lei da Câmara nº 033, de 2009, de caráter não terminativo, de autoria do Deputado Luiz Bittencourt, que “Dispõe sobre o tratamento preferencial aos idosos, aos portadores de deficiência e às gestantes em eventos culturais, artísticos, desportivos e similares”. O relator designado, ad hoc, é o Senador Gerson Camata e o parecer favorável, com as emendas nº 01-CE e 02-CE, oferecidas pelo Senador Flávio Arns, é aprovado. Item 007: Projeto de Resolução do Senado nº 002, de 2003, de caráter não terminativo, de autoria do Senador Paulo Paim, que “Cria o Programa Jovem Cidadão Brasileiro no Senado Federal”. O relator designado é o Senador Gerson Camata e o parecer favorável, com a emenda nº 01-CE, é aprovado. Item 017: Projeto de Lei da Câmara nº 032, de 2009, de caráter não terminativo, de autoria da Presidência da República, que “Designa como Dia da Inovação o dia 19 de outubro”. O relator designado, ad hoc, é o Senador Roberto Cavalcanti e o parecer favorável é aprovado. Item 018: Projeto de Lei da Câmara nº 023, de 2009, de caráter não terminativo, de autoria de Deputado Edinho Bez, que “Institui o dia 13 de julho como o Dia Nacional do Conselho Tutelar”. O relator designado, ad hoc, é o Senador Augusto Botelho e o parecer é favorável. O projeto é retirado de pauta, atendendo à solicitação do relator.

fonte:ata-ce 01/09/2009

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educação

Incentivo à leitura

Escola do interior paranaense ganha pontos no Ideb

A escola Reynaldo Gaebler, em Porto Vitória, Paraná, é um exemplo de como ideias simples podem contribuir para a qualidade da educação. Criado em 2006, o projeto Viajando na Leitura incentiva os mais de 240 alunos a descobrir os caminhos do universo literário ao promover concurso de resenhas de livros da biblioteca.
A escola não tem parâmetros para medir o impacto do projeto na comunidade, mas o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) alcançado pelo município nos anos iniciais do ensino fundamental atingiu 4,7 pontos em 2005 e 5,1 em 2007. A marca ainda está longe do ideal, mas é um salto em relação à média nacional, de 3,4 e 4, respectivamente, no mesmo período. O município é eminentemente rural, com cerca de quatro mil habitantes.
Entre as obras selecionadas pelos estudantes estão as do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). O concurso premia os alunos que entregam o maior número de resumos. Há premiações intermediárias mensais, com brindes de material escolar, para manter o interesse das crianças. Ao fim de cada ano letivo, são definidos os vencedores. O prêmio, nesse caso, é uma viagem a Curitiba, custeada pela prefeitura.
Segundo a coordenadora do projeto, Sandra Ribeiro da Silva, além das vantagens imediatas para os alunos, o ato regular da leitura ajuda a formar uma visão crítica que os acompanhará por toda a vida. “É gratificante ver o entusiasmo deles. Muitos pedem que os pais comprem livros, revistas e gibis”, diz Sandra.

Assessoria de Comunicação Social do FNDE

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dicas

Lançamos dicas de informação do site do mec.

(link no topo da página)


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quinta-feira, 3 de setembro de 2009

educação

Câmara aprova limite de alunos em sala de aulaPDFImprimirE-mail

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou na quarta-feira (2) proposta que limita o número de alunos por professor nas salas do ensino infantil, básico e fundamental. O projeto estabelece que turmas do ensino médio e dos quatro anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) não ultrapassem os 35 alunos. Já turmas dos primeiros cinco anos do fundamental serão limitadas a 25 estudantes. Aprovada em caráter terminativo na comissão, a proposta vai agora para o Senado.

A CNTE apoia a proposta. De acordo com Roberto Leão, presidente da entidade, a medida é muito importante para acabar com o problema da superlotação nas salas de aula. “Espero que agora o Senado aprove rapidamente o projeto para que as escolas sigam a lei já em 2010 ”, afirma.

O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases, que não estabelece limite de alunos. Para creches e pré-escola, os novos parâmetros variam por faixa etária: cinco crianças de até 1 ano por professor; oito de 1 a 2 anos; 13 de 2 a 3 anos; e 15 de 3 a 4 anos. Para crianças de 4 a 5 anos, o limite é de 25 alunos por adulto. As mudanças valeriam para o ensino público e o privado.

A proposta foi redigida na Comissão de Educação da Câmara pelo deputado Ivan Valente (PSOL-SP), com base em projetos de Jorginho Maluly (DEM-SP) e Leonardo Quintão (PMDB-MG). Eles dizem que a limitação de alunos por professor acabaria com a superlotação e garantiria mais qualidade de ensino.

O MEC não comentou a proposta. Nos bastidores, especialistas da pasta dizem que ela é inconstitucional, por gerar novas despesas sem apontar fonte de custeio para a contratação de mais professores, entre outras medidas necessárias.

Fonte: O Globo Online, 3/9/2009, com adaptações

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quarta-feira, 2 de setembro de 2009

educação

SME irá apresentar Novo Regimento Escolar ao Conselho Municipal de Educação

Na Foto, Andrio esclarece alguns pontos do novo "Regime Escolar" para o site.
Foto: Augusto Pinz

Na última segunda-feira (31) publicamos no site (CANGUÇU EM FOCO) a informação de que o Regime Escolar poderia sofrer mudanças no próximo ano letivo. A noticia era extra-oficial e por isso entramos em contato com o secretário de educação, Andrio Aguiar, que nos recebeu em seu gabinete no início da tarde desta quarta-feira (02). Em um bate-papo informal, (com Augusto Pins) Andrio informou os principais detalhes do que poderá mudar no ensino municipal. Ele lembrou que para que as mudanças sejam efetivas é necessária à aprovação do Conselho Municipal de Educação.
A cada três anos a Prefeitura Municipal de Canguçu, através da Secretaria de Educação e Esportes, realiza um debate e uma avaliação do Regime Escolar vigente no município. O último regime datava de 2006, portanto, neste ano de 2009 um novo debate deveria ser feito.
Em 2008 a então secretária de Educação, Janete Vargas, começou algumas conversas com coordenadores pedagógicos e comunidade escolar sobre o sistema desenvolvido no ensino fundamental local, o regime dos ciclos. Na oportunidade as escolas foram divididas em 4 grupos que elegeram seus representantes para expressar seus pareceres. Ao assumir a secretaria o atual secretário, Andrio, retomou os estudos em Março de 2009. Na última segunda-feira (31) durante reunião do Executivo com professores para tratar da volta as aulas o plano foi apresentado, com todas as discussões e possíveis mudanças propostas. E para surpresa do Prefeito, presente no encontro, a aceitação foi massiva por parte dos educadores.
A Proposta atual prevê uma reestruturação no atual sistema de ciclos, acabando com a aprovação automática e com fim da turma de transição, fim do laboratório de aprendizagem (LA), passando para uma avaliação anual dos alunos com médias trimestrais em 20, 30 e 50, devendo o aluno somar 60 pontos no final do ano letivo para aprovação. Os professores deverão apresentar os planos para cada trimestre ao coordenador da escola para avaliação.
Andrio adianta que as escolas irão receber cópias do novo regimento, que ainda está sendo finalizado, e após a aprovação dos professores ele será enviado ao conselho de educação.
“Nós queremos fazer tudo isso o mais rápido possível, para começarmos já em 2010 o Sistema de Progressão Anual. No primeiro contato com os professores na segunda (31) a receptividade foi muito boa. A vice-prefeita Mariza mostrou o plano e perguntou aos presentes: Se concordam fiquem como estão e todos ficaram parados e aplaudiram. No dia trocamos muitas idéias para compor este plano, o Prefeito Cássio ouviu os professores e discutimos com eles as novas medidas” revela Aguiar.

Algumas das principais mudanças no Regime Escolar:
Avaliação Trimestral (20, 30 e 50). O aluno que não somar 60% irá para uma “recuperação” de 10% da carga horária total da matéria;
O Professor apresentará um projeto de avaliação do trimestre ao coordenador da escola e se notar que devem ser necessárias novas mudanças, deverá conversar com a coordenação;
As avaliações devem ser, no mínimo, em 3 instrumentos: Seminários, provas, trabalhos, etc.
Prova trimestral com possibilidade de aumentar a nota, ficando o aluno com a nota maior;
Recuperação terapêutica no final do ano letivo; se o aluno não obtiver a média será reprovado;
A Base curricular será:
1° ao 3° - Globalizado com conceito e parecer para avaliação;
4° ao 5° - Eixos temáticos com avaliação por nota, conceito e parecer descritivo (único)
6° ao 9° - Componentes normais curriculares (notas e conceito).

As notas serão para fins estatísticos da seguinte forma:
85 a 100 (%) – Muito Bom (MB)
70 a 84 (%) – Bom (B)
60 a 69 (%) – Suficiente (S)
0 a 59 (%) – Insuficiente (I).

Lembrando que estes pontos ainda precisam ser aprovados nas escolas e posteriormente no conselho municipal de educação. Portanto, é importante que os professores conversem com seus coordenadores e com a própria Secretaria de Educação sobre o tema, expondo sua aprovação ou não as possíveis mudanças.

fonte: Canguçu em foco

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Preparativos para Feira de Ciências Municipal

Durante nossa visita a Secretaria de Educação e Esporte, na tarde desta quarta-feira (02), após conversa com o secretário Andrio Aguiar, fomos convidados para conhecer toda a estrutura funcional da mesma.
Nos diversos setores acompanhamos o trabalho dos funcionários e o andamento da Secretaria, como por exemplo, o acompanhamento dos cadastros dos alunos do "Bolsa Família" onde hoje Canguçu já apresente mais de 98% da demanda atualizada.
Também conferimos, em primeira mão, a confecção de um dos paineis da "XV Feira Municipal de Ciência e Tecnologia - Prfª Carmem Leli da Silva Böhm" que será realizada nos dias 25 e 26 de Setembro, com o tema: "O Conhecimento científico a serviço da Humanidade". A pintura, ainda inacabada, já da uma noção do que será apresentado na feira, onde todos poderemos conferir a obra pronta. Além deste painel que será colocado na entrada do ginásio municipal, mais um, em forma de globo, estará no fundo do ginásio, onde está o palco.

Foto: Augusto Pinz

fonte: CANGUÇU EM FOCO

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COMUNICADO da SME

A Prefeitura Municipal de Canguçu, através da Secretaria Municipal de Educação e Esportes comunica as crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, moradores da Zona Urbana das proximidades das Escolas Municipais Geraldo Antônio Telesca; Irmã Maria Firmina Simon, Henrique Germano Brockmann e Presidente Getúlio Vargas, interessados em participar do Programa 2º Tempo, uma parceria entre o Ministério do Esporte, FUNDERGS e Prefeitura Municipal de Canguçu, que compareçam até as 15 horas desta quarta-feira (02) nas escolas mencionadas para maiores informações.

Canguçu, 02 de setembro de 2009.
Andrio A. Aguiar Duarte
Secretário Municipal de Educação e Esportes

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terça-feira, 1 de setembro de 2009

O primeiro dia de aula!

Recebemos nossos alunos com muita alegria, pois, a saudade era grande. Evitamos os beijos e abraços
e orientamos sobre como se prevenir da gripe "A".
Os professores do turno da tarde recepcionaram os alunos com um teatro intitulado "Pinóquio", os alunos ficaram muito contentes.

Já os alunos do turno da manhã participaram da "Olimpíada Brasileira de Matemática".
As aulas continuam de forma regular e o próximo sábado será letivo.

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Para falar conosco:

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Rua Francisco Guilherme Braun, nº 30 - Canguçu - RS - Brasil

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Tel: (53) 3252-7277 - Email: firmininha08@gmail.com

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